SAPSYS

sábado, 9 de março de 2013

SAP - Implementação do Sistema

IMPLEMENTAÇÃO
Historicamente os projetos de implementação de sistemas de gestão ERP são complexos e demorados. Com o objetivo de reduzir a duração de tais projetos a SAP possui a metodologia ASAP Focus que se apoia em cenários de negócios pré-definidos e implantados em grande quantidade de empresas no Brasil. Tais cenários denominado SAP Best PracticesBaseline (Brasil) atendem aos processos de negócios adotados por empresas de diferentes indústrias. Existem soluções prontas e empacotadas, em Português, para empresas químicas, produtos de consumo, manufatura discreta, varejo e serviços, etc. As áreas funcionais contempladas no Best PracticesPackageBaseline (Brasil) são:
  • TIME-TO-MARKET: tempo de colocação do produto no mercado, sem que afete o nível de demanda e oferta do mesmo. É o tempo de projeto e concepção de um produto ou serviço até a disposição deste produto para o consumidor final.Para que este tempo não seja excessivo, mas eficaz, é necessário ter o objetivo real no planejamento. Num planejamento de produto é necessário aprofundar os canais de comunicação de negócios, integrando todos os departamentos de criação, gerência e promoção de um produto.Ao planejar um produto é necessário, além de estruturar as suas características, conhecer bastante o seu “target” (público-alvo), para que o produto seja concebido e ofertado da maneira correta. Após identificar o público, surge novos desafios relacionado à distribuição e ao posicionamento.
    Reduzir o “time to market”, significa reduzir tempo e custos de chegada ou reposição do produto, como forma de manter vantagem competitiva perante os concorrentes. Se uma fábrica de celulares japonesa lança um modelo altamente avançado, a concorrente norte-americana deve estar preparada para idealizar e rapidamente colocar um modelo melhor no mercado.
    A redução do “time to market” significa maior eficiência no desenvolvimento e oferta de produtos, sempre analisando as melhores ferramentas, inventos e metodologias. Esta velocidade gera um ciclo de vida menor para determinado modelo de produto ou forma de serviço.
  • FORECAST-TO-STOCK (Previsão de Estoque): Este é o complexo processo de se chegar a previsões de vendas, que são então convertidos em Pedidos de Produtos Reais que são apresentadas aos fornecedoress tendo em conta o importente Lead-Time (Ciclo de Produção). Ele continua com a missão de garantir que as fábricas de cumprir com as necessidades de abastecimento e os produtos estão devidamente transportado para o armazém da empresa e estão disponíveis para vender aos clientes. Este domínio abrange um certo número de processos:
    • Forecasting process (Previsão do Processo)
    • Product order process (Processo de Pedido do Produto)
    • Factory communication process (Processo de Comunicação de Fábrica)
    • Product delivery process (Processo de Entrega do Produto)
    • Warehouse management process (Processo de Gestão de Armazém) 
    • Customisation process (Processo de Customização)
     Como resultado de todos os processos acima, o de SKU que são necessários estarão disponíveis para venda, tanto física como sistema inteligente. A maioria dos processos acima podem ser apoiada por ferramentas do sistema, tais como software de previsão, o software de comunicação entre a empresa e fornecedor, sistema de rastreamento, sistema de gestão de armazém e software de comunicação.
    O processo de personalização é geralmente mais difícil de manusear. No entanto o software de colaboração está disponível que apoia a cooperação com as atividades deste e de outros.

  • ORDER-TO-CASH (Fim do Dinheiro): Este é o processo de recolha e processamento de pedidos de clientes, assegurando que os mesmos são fornecidos em tempo integral e, de acordo com os requisitos. Segue com o processamento preciso e atempado das facturas de clientes e termina com o pagamento do cliente. Este domínio abrange um certo número de processos:
    • Order Taking process (Ordem Tomando Processo)
    • Warehouse Communication process (Armazém Processo de Comunicação)
    • Customer Delivery process (Processo de Entrega ao Cliente)
    • Promotional Pricing process (Processo Preços Promocionais)
    • Invoicing process (Processo de Faturação)
    • Return Goods process (Retornar Processo Mercadorias)
    • Crediting process (Creditando Processo)
    • Credit and Late Payment process (Crédito e Processo de Pagamento Atrasado)
    Como resultado de todos os processos acima dos pedidos dos clientes serão processadas, cumpriu, faturados e dinheiro recolhido. O objetivo é produzir uma ordem perfeita onde a exigência do cliente é cumprida em tempo integral e, a fatura é preparado com precisão e enviados em tempo e dinheiro é recolhido de acordo com as condições de pagamento. 
  • PROCURE-TO-PAY: Termo usado na indústria de software para designar uma subdivisão específica da contratação processo. Os sistemas Procure-to-Pay a integração de departamento de Compras com o Departamento de Contas a Pagar. Alguns dos maiores players da indústria de software, como Oracle, SAP, Ariba, B-PACK ou Ivalua concordar com uma definição comum de procure-to-pay, ligando o processo de aquisição e departamento financeiro. Estes passos estão incluídos nesta definição:
    • Supply management (Gestão da oferta)
    • Cart or requisition (Carrinho ou requisição)
    • Purchase order (Ordem de compra)
    • Receiving (Receber)
    • Invoice reconciliation (Reconciliação fatura)
    • Accounts payable (Contas a pagar)
    Ao contrário de Sistemas Purchase-To-Pay, Sistemas Procure-To-Pay sistemas não incluem a função de abastecimento. Além disso, noções de planejamento de produção e previsão serão excluídos desta definição, uma vez que diz respeito à gestão da cadeia de abastecimento.
  • SERVIÇOS: Administração daquilo que está sendo executado, controle da cadeia produtiva. Garantia da qualidade ao final do processo e melhoria contínua.
  • CONTABILIDADE: Responsável por fornecer os instrmentos que contêm as informações sobre a situação econômica e financeira de uma entidade. Auxilia os administradores nos processos de tomadas de decisão.
  • ANÁLISE: Decomposição de processos a fim de obter sua melhor compreensão. Torna mais viável as tomadas de decisões, com base na previsão, histórico e futuras demandas.
  • INTEGRAÇÃO DE PROCESSOS: Colabora para uma visão mais sistemáticas do processo de logística, tendo-se uma previsão de demanda mais detalhada, facilitando a gestão dos estoques, a distribuição e gestão dos pedidos através de uma produção sincronizada ao ritmo da venda, observando cada comportamento do mercado, colaborando para queda nos índices de erro médio na previsão de vendas, eficiência na entrega de pedidos. O sistema de interação dos processos só tem a contribuir e ajudar as empresas na sua redução de custos, agilidade e eficiência na fabricação e entrega dos seus produtos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário